Pre historicos

         Herrerassauro   






Nome Comum: Herrerassauro
Nome em Inglês: Herrerasaur
Nome Científico: Herrerasaurus ischigulastensis
Reino: Animal
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Família: Herrerasauria
Distribuição geográfica: Encontrado na Argentina mas, viveu por todo o mundo, já que no período Triássico todos os continentes estavam unidos em uma única massa de terra, a Pangéia, que mais tarde se dividiria para formar os demais continentes.
Época: Período Triássico. Há 228 milhões de anos atrás.
Peso: entre 210 e 350 kg
Tamanho: em média de 3 metros de comprimento e 1,2 m de altura
Alimentação: Carnívoro
Significado do nome: do latim "lagarto de Herrera". O nome herrerassauro é devido ao seu descobridor Victorino Herrera, que encontrou o primeiro esqueleto de herrerassauro em San Juan, Argentina.
Descoberto: Primeira espécie foi encontrada em 1958, na Patagonia, Argentina, por Victorino Herrera. Foi descrito por Osvaldo Reig em 1963.
Características: Foi um dos dinossauros mais antigos conhecido mas, foi somente em 1988 que o Norte Americano Paul Sereno e o Argentino F. Novas e sua equipe de paleontólogos encontraram um esqueleto mais completo e esta espécie de dinossauro foi finalmente descrito.

Este dinossauro foi provavelmente um predador bípede de movimentos ágeis. Ele que tinha o dobro do tamanho de um Eoraptor, pode ter incluido seu contemporâneo menor entre suas presas.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Diplodoco
Nome Comum: Diplodoco
Nome em Inglês: 
Diplodocus
Nome Científico:
 Diplodocus longus, D. carnegii, D. hayi e D. lacustris.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Sauropodomorpha
Família: Diplodocidae
Distribuição geográfica:América do Norte. O Diplodoco provavelmente viveu principalmente dentro da metade ocidental dos Estados Unidos. A maioria dos fósseis deste dinossauro foram descobertos nas Montanhas Rochosas, Montana, Utah, Wyoming, e Colorado. 
Época: período Jurássico há aproximadamente 150 milhões de anos.
Peso:  Cerca de 20 toneladas 
Tamanho: 27 metros de comprimento
Diplodoco




Diplodoco
Alimentação: Herbívoro. Acredita-se que eles se alimentavam de plantas aquáticas, ramos de copas de árvores e vegetação tenra rasteira.
Significado do nome:  do latim "dupla alavanca"
Descoberto: foi descoberto em 1877 por Samuel Wendell Willston. Em 1878 Othniel Charles Marsh publicou sua descoberta.
Características: Quadrúpede. É um dos dinossauros mais conhecidos.
 Predadores:Embora o Diplodocos poderiam ter sido presa de carnívoros como Tyrannosaurus Rexou Allosaurus, seu tamanho enorme ajudou protegê-los uma pouco mais dos seus prováveis inimigos. Também se acredita que seu rabo era usado para defesa. Ele balançava o rabo de um lado para outro, parecendo um pesado chicote, podendo causar um efeito mortal.
Estrutura Social: Os Diplodocos viajavam, provavelmente, em rebanhos que migravam de um lugar para o outro atrás de comida. O fato de viverem em grupos também os protegia dos grandes predadores.
Nascimentos: Os Diplodocos botavavm ovos como os outros sauropods. Os fósseis encontrados dizem que os Diplodocos não se deitavam nos ninhos sobre os ovos mas, provavelmente os ovos eram postos enquanto caminhavam. Acredita-se que eles não eram cuidadosos com os ovos ou com os jovens da própria espécie.
DiplodocoExistem muitas cópias de seus esqueletos espalhados em vários museus do mundo. Os diplodocos tinham pés largos e redondos e andavam de forma semelhante aos elefantes.
O longo pescoço dos diplodocos possuía 15 vértebras enormes, que sustentavam sua pequena cabeça, o dorso possuía 10 vértebras maiores ainda, e a cauda 70 vértebras que iam afunilando até a sua extremidade, a qual servia de chicote para defesa.







----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Iguanadonte



Nome Comum: Iguanadonte
Nome em Inglês: Iguanodon
Nome Científico: Iguanodon mantelli, Iguanodon bernissartensis e Iguanodon artherfieldensis 
Reino: Animal
Filo: Chordata
Classe: Sauropsida
Superordem: Dinosauria
Ordem: Ornithischia
Subordem: Cerapoda
Infrordem: Ornithopoda
Distribuição geográfica: Bélgica, Inglaterra, Alemanha, Espanha e EUA
Época: Início do Cretáceo, entre 140 à 100 milhões de anos atrás
Peso: até 4 toneladas
Tamanho: até 10 m comprimento e 4 a 5 m de altura
Alimentação: Herbívora
Significado do nome: dente de iguano
Descoberto: Descoberto em 1822 a descrito 3 anos depois pelo geologista inglês Gideon Mantell. Existiram diversas espécies de Iguanodonte, sendo as três mais importantes: Iguanodon mantelli (o primeiro dinossauro a ser encontrado, este é um dos mais famosos foi descoberto por Mantell); Iguanodon bernissartensis eIguanodon artherfieldensis (as duas ultimas foram encontradas em uma mina da Bélgica).
Características: 
Herbívoro grande, a espécie maior cresceu aproximadamente até 10 metros. Tinha a cabeça larga como a de um cavalo, com um bico córneo semelhante ao da tartaruga à frente de sua boca, que era ideal para retirar a vegetação. Haviam numerosos dentes em filas paralelas na parte de trás de suas mandíbulas, possuía mais ou menos cem dentes e seu bico era bastante afiado, com saliências irregulares na borda, que o ajudavam a cortar as plantas. Foi um dos primeiros dinossauros com a capacidade de mastigar. Os répteis geralmente não podem mastigar porque não possuem músculos especiais para mover a mandíbula de lado a lado. 







------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     Carnotauro



Nome Comum:
 Carnotauro 
Nome em Inglês: 
Carnotaurus
Nome Científico:
 Carnotaurus sastrei
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Infraordem: Tetanurae
Família: Abelisauridae
Distribuição geográfica: Carnotauro morou em Patagônia, Argentina durante a fase de Maastrichtian do Recente Cretáceo, e foi descoberto por José F. Bonaparte que descobriu muitos outro dinossauros estranhos na América do Sul. 
Época: Cretáceo. Há 95 milhões de anos atrás
Peso: uma tonelada
Tamanho: 9 metros de comprimento e 3 metros de altura
Alimentação:  Carnívora. A região em que o carnotauro foi encontrado era habitada por um dinossauro herbívoro saurópodo chamado chubutissauro, cerca de três vezes menor em comprimento. Acredita-se que o chubutissauro fosse a principal presa do carnotauro.
Velocidade:
Significado do nome:  O Nome vem do latim que significa carne-touro (Latin carno = carne +grego taurus=touro) era um dinossauro predatório grande, com chifres que se assemelham vagamente a um touro.
Descoberto: Foi descoberto em 1985 pelo paleontólogo José Bonaparte em Chubut , na Argentina.
Espécies: Carnotaurus sastrei é a única espécie conhecida. parentes próximos inclue: Aucasaurus(Argentina), Majungasaurus (Madagascar), eRajasaurus (India).
Características: Várias características do carnotauro chamam a atenção dos cientistas. Embora fosse carnívoro, foi observado nele uma característica comum apenas em herbívoros, a presença de pequenos chifres, acredita-se que eles eram usados em lutas com indivíduos da mesma espécie, já que são pequenos demais para terem sido usados na caça. Outras características impressionantes eram os pequenos olhos apontados para frente e os ossos da coluna com projeções em forma de asa. O focinho maciço sugere orgãos olfativos grandes e olfato apurado.
A característica mais interessante do animal era sua pele, pois impressões de pele em terópodes são raras. É mais comum encontrar impressões de pele nos hadrossaurídeos (dinossauros com bico de pato). As impressões de pele do carnotauro demonstram que sua pele era composta de muitas escamas em forma de disco, com escamas maiores, em forma semicircular, ao longo dos flancos. Como a pele de todos os dinossauros conhecidos, essa escamas não se sobrepunham, o contrário do que acontece com alguns lagartos e cobras.
O carnotauro e outros dinossauros sul-americanos do cretáceo eram muito diferentes dos animais de outras partes do mundo, mesmo dos da América do Norte. Esse grupo de animais sustenta a teoria de que, no cretáceo, a América do Sul estava isolada dos demais continentes, de modo que seus animais evoluíram de maneira diferenciada. Os incomuns e instigantes dinossauros sul-americanos do cretáceo estão apenas começando a ser pesquisados e revelarão muita informação no futuro próximo.











Nenhum comentário:

Postar um comentário